Para aqueles que são fãs da saga, como eu, o óbvio é dizer que mais um título não basta, e é claro Aria of Sorrow não poderia deixar de ser mais um presente para os verdadeiros fãs desse que é o mais tradicional adventure da Konami. Sim, se você está pensando em Castlevania, acertou. Aria of Sorrow saiu para o GameBoy Advanced e ouso dizer que é um dos melhores jogos deste estilo para o console portátil da Nintendo.
Há várias novidades neste jogo. Aqui você é Soma Cruz, e está no ano de 2035, onde vai ocorrer o primeiro eclipse total do século XXI. Quando o eclipse ocorre, você desmaia para somente ser reanimado dentro do lendário castelo do Drácula, que estava desaparecido há muitos anos. No decorrer do jogo você vai descobrindo porque aquele castelo deixa tantas lembranças e o que você está fazendo ali. Seria você um descendente dos lendários Belmont ou do sangue maldito do Drácula? Ou ainda isso tudo é só um terrível engano?
Ei, peraí ! Cadê os Belmont?, você pergunta. Bem, neste jogo há várias referências, incluindo um tal de J., que você encontra pelo castelo vagando sem memória. Ops... falei demais! Aqui você não está preso a chicotes, água benta, sal grosso, cruzes e armas que você já conhece. Aqui você terá acesso a uma infinidade de armas e itens que podem ser equipados para tornar Soma Cruz cada vez mais forte e ajudar você a descobrir 100% dos segredos do Castelo. Você ainda pode absorver a habilidade dos oponentes derrotados e usar parte dela, que pode ser novamente combinada para criar ataques devastadores. São mais de 100 ataques diferentes. Então, boa caça!
Mas o que é realmente inovador no jogo é que pela primeira vez ele é ambientado no futuro, há até uma arma de fogo no castelo. O sistema de escolha de magias e itens e de habilidades também é diferente. A dificuldade está na medida certa e se seu amigo tem mais almas que você, não tem problema! É só usar o cabo link do GameBoy e trocar algumas.
A música que é o elemento forte freqüente na linha da saga e está mais uma vez presente, seguindo o estilo de seus antecessores mais próximos. Aria of Sorrow foi criado por Koji Igarashi e pela mesma equipe responsável por Symphony of Night, lançado em 1998 no Playstation original, e Harmony of Dissonance, também do GBA. Tão elaborado quanto o antecessor, Aria of Sorrow é um agrado para os ouvidos quanto para os olhos, pelos gráficos em 2D e o uso do 3D só para criar profundidade e efeitos especiais. Castlevania Aria of Sorrow foi lançado e distribuído para GameBoy Advanced em 2003 pela Konami. Para quem já jogou é sempre um prazer jogar de novo. E se você não jogou, não sabe o que está perdendo.
* Artigo criado originalmente em 26/05/2006 para o programa Santa Games da Santa Cecília TV e publicado no Blog Player02 Press Start.