Pergunte ao Google

tem a ver sobre...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Algumas ligações

Interessante como eu tive contato com formas que permeiam o mesmo assunto. O primeiro contato que eu tive hoje foram há pouco tempo atrás através do meu irmão Caio. Ele estava vendo uma entrevista da com a Dra. Jill Bolte Taylor no programa Millenium da GNT. Ela é uma neuroanatomista que sofreu um AVC severo que comprometeu a funcionalidade de todo o hemisfério esquerdo do seu cérebro. Levou 8 anos para que ela se recuperasse reconectando os hemisférios e hoje ela está perfeitamente normal. Nessa entrevista ela conta como foi essa recuperação.

Os outros dois foram através da Aninha. Dois artigos que os professores dela de ADM passaram pra ela. Um de RH e outro de Marketing. O de RH comenta sobre posições A e jogadores A dentro das empresas em como os investimentos massivos nestes setores da empresa podem aumentar exponencialmente os resultados dentro de uma empresa. O mais interessante é que as posições A dentro de uma empresa não necessáriamnte refletem em Diretoria, Tesouraria e etc. Dependendo da estratégia gerencial de uma empresa, um caixa de supermercado, é uma posição A.

Gostei do artigo mas ao mesmo tempo fiquei preocupado, pois segundo o mesmo, tanto as posições A,B e C e seus jogadores existem e são mensurados através de seus salários, responsabilidades e tal. Talvez eu não tenha conhecimento técnico suficiente mas sei que com essa atitude, o RH tem uma responsabilidade muito maior em identificar fora das posições A, os jogadores A e B.

Eu já vejo uma inclinação clara a respeito da menor chance de pessoas com potencial a serem explorados mas não são absorvidas por estarem em uma posição C apenas. Cada vez mais para cargos não gerenciais são pedidos especializações que pessoalmente podem não fazer sentido. Ainda segundo o artigo a posição C deve ser eliminada, ou no mínimo terceirizada para a redução de custos da empresa, enquanto a posição B e seus jogadores articulam como apoio direto às posições A e seus jogadores. Os jogadores B em posição A devem ser incentivados a se tornarem jogadores A.

Na aula de conatbilidade da Aninha fui reapresentado ao cálculo de médias - aritimética, ponderada, geométrica e harmônica - e mais uma vez uma ponte se fez entre exatas e humanas. Todas as médias se aplicam perfeitamente nestas ocasiões. Seja de recuperação, seja de avanço. Então, agora excitado com a minha redescoberta, vou começar a estudar matemática novamente. Sim, por diversão. Quem sabe eu não consiga religar estas conexões que me faltam e ajudem a recuperar meu lugar no mercado que eu quero.

Nenhum comentário: