Hoje recebi o infeliz e-mail que todo candidato a uma vaga odeia receber. "Agradecemos o seu interesse em fazer parte de nosso time do Programa "Nome da empresa aqui". Neste momento não foi possível seu aproveitamento para esta oportunidade. Obrigado pelo interesse e disponibilidade em participar do processo seletivo. Manteremos seu currículo em nosso banco de talentos para futuras oportunidades."
Este processo em especial era para Gerente Comercial de um grande Banco, um dos maiores do Brasil e o processo em sí foi bem normal. A triagem foi pelo vagas.com, que confesso pasmei quando soube pois o vagas.com NUNCA desde a faculdade me deu uma entrevista para uma vaga qualquer. O contato foi feito por telefone e agendada a primeira fase da Dinâmica de grupo no Hotel Shopping Parque Balneário, aqui em Santos.
A vaga vim saber depois era para trabalhar aqui na região, somente uma vaga. Na primeira fase apareceram 16 pessoas. 15 no mesmo horário que eu e 1 a tarde a parte. A Dinâmica foi simples, depois de escrevermos nossos nomes em fitas adesivas e colar no peito (Praxe) e responder uma ficha a proposta de dinâmica foi simples.
O 15 formariam um grupo e com um financiamento de 100 mil reais tinham que inventar um produto/serviço regional que fosse viável tendo como base os fatos o pré-sal na bacia de Santos. Objetivo da dinâmica era avaliar a adequação do produto/serviço ao tema e individualmente como se trabalha em equipe, lida com opiniões contrárias, se é comunicativo etc etc etc. Apesar da maioria dos andidatos ali já serem familiarizados com produtos bancário, minhas idéias foram essênciais para a formulação sólida do plano de negócios e de vendas e promoção onde eu tive destaque.
Segundo passo era escolher um personagem conhecido que tivesse as suas características em 3 minutos e fazer a apresentação deste personagem em 1 minuto no máximo. Essa me pegou porque eu nunca pensei em um personagem que tivesse minhas habilidades e característicase com o pouco tempo que eu tinha não me vieram muitas idéias. Acabei ficando de última hora com o Jonny Quest.
Escolha inusitada frente a frente com "Silvio Santos", "Luciano Huck", "Hebe", "Fátima Bernardes" etc, mas na hora foi o personagem que mais tinha a ver com minhas características. Defendê-lo foi fácil, Jonny Quest ao meu ver é um garoto de 11 anos muito inteligente, ágil e habilidoso que tem como maior característica saber aproveitar os recursos que tem ao seu redor (e não apenas dinheiro) para conseguir sair das dificuldades. Outra coisa que compartilhamos é que Jonny Quest nunca se sente desconfortável diante de novas culturas e aprende com todas elas sabendo aplicar características de um lugar para outra situação diferente.
Por dentro me sentia bem, mas minha entrevistadora me olhou estranho. Surpresa é óbvio, porque defender um desenho é diferente de defender uma pessoa como todos estavam fazendo ali e eu me sai bem, aliás até expliquei que por ser criativo, propositalmente escolhi um desenho ao invés de uma pessoa real. Fui coerente na defesa, mas deu pra sentir que não era o que ela esperava. Me passou Eike Batista na cabeça mas eu não sabia se todos ali conheciam o homem. Lógico que hoje todos o conhecem, mas essa fase foi antes dele aparecer na Forbes como o primeiro bilionário brasuca. Enfim...
Terceira fase foi escolher 5 personagens que iriam ser contratados pelo banco para ser gerentes. Eu mesmo sabia que no contxto o Jonny tinha que cair fora e o grupo deveria escolher quem seriam. Resumindo, depois progressivamente o grupo deveria escolher entre 3 dos 5 e depois só 1. Por consenso acabou ficando o Silvio Santos. E assim acabou a 1ª fase. Passei e fui convocado pra 2ª fase.
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário