Pergunte ao Google

tem a ver sobre...

domingo, 11 de outubro de 2009

Funciona ou Colabora?

Nessas últimas semanas a Supritec tem passado por mudanças significativas. Muitas delas grandes e visíveis e outras detalhes como o desse artigo.

Acredito eu que muito poucos já pararam para pensar na diferença de significado entre esse dois verbos muito usados nas empresas, principalmente depois de passar no teste no setor de Recursos Humanos.

Você por exemplo, dentro da empresa se considera mais como um colaborador, funcionário, tanto faz ou não sabe? Para explicar bem, vamos voltar na raiz desses verbos que atualmente podem se parecer mas que tem diferenças entre eles.

Primeiro vamos ao verbo funcionar que vem do latim functionae e significa na essencia executar trabalhos específicos; estar em exercício; trabalhar; mover-se bem e com regularidade.

Funcionário é então tudo aquilo que funciona. Executa trabalhos bem e regularmente. Temos exemplos ótimos com equipamentos “A máquina está funcionando bem, obrigado.”

Lógico que desgastes ocorrem e acontecem mais com pessoas que funcionam do que com máquinas. O pior desgaste para pessoas funcionais se chama “Acomodação”.

É fácil perceber funcionários. Principalmente os acomodados. Todos eles, homem ou máquina, tem o perfil simples. Funcionários se acomodam fácil, estacionam e ficam fazendo o que sempre fizeram, desde o começo quando foram programados, durante todo o período de vida útil dele.

Para pessoas o tédio é iminente e para ambos, um dia ou outro vão acabar quebrando, sendo substituidos e o pior, ninguém sente falta. Isso porque nada novo acontece, não há picos de excelência ou criatividade, somente o médio, e o funcionário se torna medíocre. (que também vem do latim Medium = Meio).

E o colaborador? Bom, colaborador vem também do latim laborae e significa trabalho. O prefixo “co” significa ajuda. Mas trabalho significa o quê?

De modo geral gosto da definição da física moderna, que trabalho é toda energia transferida pela aplicação de uma força por determinado tempo.

A parte física serve bem para máquinas, para os homens acrescento o pensamento do filósofo grego Hesíodo: “Trabalho é toda ação que faz os homens independentes e afamados. A alma ao desejar riquezas nos leva ao trabalho.”

Colaborador é tudo aquilo que ajuda o processo de trabalho, melhorando, aperfeiçoando e ensinando os outros a colaborar também. A colaboração é dinâmica por isso não há a estagnação e o tédio, assim o desgaste é menor.

Com a melhora da perfomance há cada vez mais soluções criativas e inovadoras, torna-se custoso não ter o colaborador na empresa e assim o colaborador torna-se insubstituível.

Esse é o maior diferencial da Supritec, pois investimos em relacionamento sempre pensando no processo de colaboração.

Moral da história: Tudo que colabora, funciona; mas nem tudo o que funciona colabora.

Originalmente postado Segunda, 3 de Dezembro de 2007 às 08:00 no blog SupritecNews

Nenhum comentário: