Pergunte ao Google

tem a ver sobre...

domingo, 11 de outubro de 2009

Minha estratégia da Colgate



O mais intrigante de ter estudado publicidade e propaganda é a aplicação de todos os meus conhecimentos em um momento como esse em que estou, ou seja, procurando um novo emprego. É nesse momento em que boa parte da dúvida dos nossos clientes, dos meus clientes são sentidas a finco, na pele.

A publicidade como ferramenta de marketing é um instrumento poderoso simplesmente porque essa arte, a arte publicitária é senão um amálgama, uma fusão de diversas outras artes e campos do conhecimento humano. Por tanto quanto mais acesso você tem a esses materiais, mais chances você tem de sucesso.

Pois bem, usando um exemplo, meus clientes na maiora das vezes em que proponho a criação de alguma inserção na esfera virtual ficam extremamente animados. Os que não tem ainda alguma inserção nesse campo quase aplicam um auto-flagelo quando eu sugiro isso. Sabem que estão a anos-luz dos seus concorrentes.

Paradoxalmente eu mesmo nunca tinha feito um site para mim. Não com o perfil profissional por assim dizer. E não foi por falta de conhecimento, afinal eu tinha feito e trabalhado para vários clientes já nesse aspecto mas talvez mais por uma falta real de confiança escondida na quantificação de resultados dessas ferramentas.

Na realidade os efeitos da publicidade e da propaganda é muito subjetivo. Quantificar click-views, acessos únicos, pageviews, CPM, Ibope, tiragem e etc é relativamente fácil, mas essas métricas são falhas quando se fala na mudança ou tomada de decisão, de opinião ou de conceitos.

Uma análise em mim mesmo me pôs em cheque quanto ao uso eficiente da publicidade. Nessa análise eu encontrei os comerciais da Colgate. Eu nunca levei a sério aqueles dentistas que dizem que usam e recomedam Colgate. Sei lá, parece montagem isso por mais que tenha o número de registro deles lá da ABO. Mas atualmente depois de mais de 5 anos com essa mensagem no ar eu meio que estou começando a acreditar. É eficaz? Hum... sim por assim dizer.

Voltando ao coração do assunto, a maioria dos meus clientes querem soluções imediatistas com o uso da propaganda. Querem que o site ou anúncio ou o que seja faça com que seus clientes entrem em um frenesi compulsivo de compras, invadam seus estabelecimentos e levem tudo dali. Como se fosse uma nuvem de gafanhotos. Well dearings... not so fast...

Quando isso acontece as vezes eu até explodo mentalmente a cabeça da pessoa devido a suposta ignorância desse pessoal com o uso da ferramenta propaganda/publicidade. Mas aí voltando a mim procurando um emprego, o que está por trás dessa campanha de comunicação como a criação do blog e o volume da minha presença na web? Um resultado imediatista! Oh não! Fui infectado!!!

Esse é sentimento que tenho e não deixa de ser uma esperança é claro. Mas isso me leva a crer que a maioria das pessoas que estão com uma grande crise para lidar e mais ainda aquelas que entram em contato com a publicidade pela primeira vez esperam, mesmo não confiando tanto assim, de resultados em publicidade para resolver seus problemas de curtíssimo prazo.

Óbvio isso é um erro. Essa de "Basta anunciar para vender e esperar esfregando as mãos" já acabou a eras atrás, ainda bem, pois aumentou o nível de qualidade dos produtos e serviços, mas a mentalidade das pessoas ainda é a mesma. Então imaginem meu espanto quando descobri que quem diria, eu, que sempre me achei tão "hype" tão "over the edge", por dentro era mais um dinossauro. Não, um fóssil de dinossauro. Praticamente uma Chade...

Bem felizmente isso também me fez enxergar o outro lado da moeda. Em que é melhor tarde do que nunca para trabalhar a publicidade e propaganda como a ferramenta que ela é, e trabalhando direito consegue-se os resultados que queremos. Mas que fique bem claro que quanto antes melhor.

Até porque muitos andam iludidos com essa onda de sucesso instantâneo, 100 milhões de views no youtube em 1 mês e tal não garante nada, são picos, golpes de sorte até para veteranos da comunicação (ou vc acha mkt viral previsível?). O consumidor quer cada vez mais qualidade de informação porque quantidade vem até nós sem esforço. Certa está a Colgate e tantas outras empresas e pessoas que estão mandando ver nas mensagens delas, sem desistir, para construir e reforçar a imagem delas.

Ainda bem que eu acordei a tempo, só espero que eu consiga convencer o mercado mais rápido que a Colgate fez comigo. Não quero que demore 5 anos para conseguir um novo emprego!

crédito da foto por google engine

Nenhum comentário: