Pergunte ao Google

tem a ver sobre...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sobre processos seletivos





Fora a parte de preencher uma série de dados repetitivos, já que virtualmente meu currículo está nas principais plataformas de RH do país, e bem que poderia haver uma integração desses sistemas, eu adoro responder os campos de opinião destes processos, porque simplesmente nos fazem pensar de modo diferente. Hoje estou fazendo um questionário dentro da área de telecom com as seguintes perguntas:

Na sua opinião, qual a importância da gestão de serviços na estratégia das empresas de Telecomunicações?

Igor Tomaz: Creio que a gestão de serviços tornou-se essencial pois a base das empresas de telecomunicações é a prestação de serviços e não o produto em si. Produtos como celulares, handhelds, palmtops e smartphones são variáveis e na área de telecom acabam tendo um ciclo muito rápido de obsolescência. Serviços por outro lado estão na outra ponta deste pensamento. Se o serviço prestar ao consumidor e às suas necessidades obviamente este se torna o diferencial e fator principal de escolha entre empresas concorrentes.

Que característica você considera essencial para o profissional cujo o foco é o cliente?

Igor Tomaz: Empatia. Colocar-se na situação em que o cliente está e principalmente entender o modo de como esta pessoa se sente em relação a uma situação específica na minha opinião é o essencial. Há pouco tempo tive um problema sério com uma grande marca de eletrônicos. O que não me fez tomar providências legais contra essa marca foi exatamente a forma como fui atendido. Ainda me sinto contrariado, mas é possível perceber que o outro lado está sensibilizado e tomando todas as providências possíveis para me manter como cliente.

Na sua opinião, quais são as dificuldades de um profissional para ser “simples assim”?


Igor Tomaz: Ter senso crítico apurado e conhecimento suficiente para conseguir converter especificações técnicas e termos complexos em uma comunicação que pertença ao mundo em que o cliente esteja familiarizado. Resumindo: Traduzir termos técnicos em soluções práticas. Simples assim.

---
Agora uma pequena opinião sobre processos seletivos. Creio que estas ferramentas de RH deveriam ter um sistema de busca ou sei lá que pudesse identificar blogueiros que nem eu e tantos outros que já cansaram de responder determinados assuntos.

Não é o caso desse processo seletivo já que eu achei as perguntas bem inteligentes, mas convenhamos tem cada um que mais parece cilada. Praticamente nenhuma dessas páginas de processo seletivo tem alguma opção de feedback sobre o próprio processo.

Pior que estar procurando emprego é ter de bater de frente com perguntas batidas, sem conteúdo ou que simplesmente não tem nenhum nexo; e não, não me venha falar que Freud, ou a escola behaviourista, humanista, cognitiva ou a que seja explica isso por que não explica; pra mim parece que faltam a alguns profissionais de RH um pouco do que eu disse ali em cima, um pouco de empatia.

Entretanto não posso de dar os meus parabéns àqueles que se esforçam para fazer um processo seletivo decente. Valeu galera e continuem o bom trabalho estudando a alma humana!

credito da foto: gettyimages

Um comentário:

Hanz disse...

Caro senhor Igor, concordo com o senhor plenamente,por isso eu lhe agradeço pelas respostas, pois usei elas para ter uma ideia do que responder em um programa de seleção da oi.